Falha/Queda Massiva
As quedas massivas ou apenas massivas são problemas de grande escala que afetam bruscamente a rede de internet. Podem ser desencadeadas por diversos fatores como falta de energia em uma determinada cidade, temporais, ou no caso mais comum de redes EPON/GPON, devido a um rompimento de fibra.
Abaixo vamos exemplificar como, utilizando a API do OZmap, podemos identificar clientes que foram envolvidos em falhas desse tipo, podendo ativamente informar-lo e/ou tomar ações pró-ativas para que esse problema seja resolvido.
Para entender mais sobre como definir que um cliente está nesse status, acesse a Dica desenvolvida pelos especialistas do OZmap.
A partir desse ponto, assumimos que esse conceito está claro, caso ainda tenha alguma dúvida, recorra ao nosso suporte.
Para que seja mais simples o entendimento, vamos montar um cenário de exemplo, utilizando o escopo de um Chatbot / URA.
Cenário Inicial
Conforme o exemplo da dica citada acima, houve um rompimento em um cabo no meio da cidade, o rompimento já foi identificado pela equipe técnica de campo.
A equipe técnica, no OZmap, encontrou todos os clientes afetados pelo rompimento, e utilizando uma TAG pré criada chamada “Queda Massiva”, identificou todos estes clientes.
Exemplo
Um cliente, identificando que está sem internet, acessa o portal e entra em contato via Whatsapp com o suporte do provedor.
Nesse momento, o chatbot do provedor irá identificar o cliente e a conexão que ele está informando que está sem conexão.
Após identificar o contrato/conexão que o cliente está sem acesso, e de posse do código de identificação, o chatbot irá entrar em contato com o OZmap para verificar se o problema que o cliente está reportando já foi identificado, e está sendo tratado.
Abaixo um fluxo para facilitar o entendimento:
Utilizando as Tags retornadas pelo OZmap, o Chatbot pode decidir o que pode retornar para o cliente.
API
Com esse cenário entendido, o próximo passo seria entender como deveria ser feita a chamada para o OZmap para que possamos ter a informação de tags de um cliente específico.
Segue abaixo o exemplo:
Após identificar o cliente/conexão, temos o código que identifica aquela conexão, para esse exemplo, vamos supor que o código é: joao.silva.
Abaixo um exemplo desse cliente documentado dentro do OZmap.
Com o código joao.silva a consulta no OZmap seria feita dessa forma:
curl --location -g --request \
GET 'https://sandbox.ozmap.com.br:9994/api/v2/ftth-clients?select=tags name code&filter=[{"property":"code","value":"joao.silva","operator":"eq"}]&populate=tags' \
--header 'authorization: AUTHORIZATION_TOKEN'
Atenção, o token de autorização deve ser criado na interface do OZmap, para mais informações, clique aqui.
O retorno esperado para esse cliente seria:
{
"total": 1,
"count": 1,
"rows": [
{
"tags": [
{
"allowedTypes": [
"client"
],
"name": "Queda Massiva",
"createdAt": "2022-06-13T12:57:48.423Z",
"updatedAt": "2022-06-13T12:57:48.423Z",
"id": "62a7344cd570f7001325ce15"
}
],
"kind": "ftth",
"code": "joao.silva",
"name": "João da Silva",
"id": "62a73455d570f7001325ce1a"
}
],
"start": 0,
"limit": 25
}
Repare que dentro do cliente temos as tags que ele possui, e nesse caso o cliente tem a “Queda Massiva”, que foi pré definida pelo setor técnico.
Com essa informação, o Chatbot poderia por exemplo dar um retorno padrão ao cliente, indicando que o cliente está sendo afetado por uma queda massiva, e que já está sendo trabalhado para resolução, evitando que seja necessário qualquer contato com um agente.