...
A consulta de viabilidade e reserva de portas no OZmap se baseia na consulta de uma localização, verificando se possui viabilidade de atendimento no OZmap antes de prosseguir com a reserva de porta nos processos de venda ou troca e alteração de endereço, e ocorre da seguinte forma:
O Telco envia ao OZmap a latitude e longitude do cliente interessado em contratação ou em solicitações de alteração de endereço.
A partir da latitude e longitude informadas pelo Telco, o OZmap realizada a verificação de viabilidade técnica, buscando caixas que não estejam “Em projeto”, e possuam splitter de atendimento com portas disponíveis no OZmap;
A definição de qual tipo de viabilidade será feita no OZmap é determinada pelo parâmetro “Tipo de viabilidade feita no OZmap”, podendo ser de duas formas:
Por raio (padrão): a partir da coordenada passada pelo Telco, busca as caixas mais próximas no OZmap considerando a distância em linha reta do cliente até a caixa. O tamanho máximo em metros para o raio de busca será o que estiver definido nas configurações do OZmap (Configurações > Sistema > API > Raio de busca padrão).
Por poste: a partir da coordenada passada pelo Telco, busca o poste mais próximo no OZmap (buscando em um raio de 100 metros), e partindo deste poste, busca caixas considerando a distância do poste até as caixas, passando pelas adjacências disponíveis no OZmap. O tamanho máximo em metros para o drop será o que estiver definido nas configurações do OZmap (Configurações > Projeto > Configuração padrão de drop > Tamanho máximo de drop).
O OZmap retorna ao Telco a lista de caixas e portas disponíveis para seguimento do processo de venda ou troca de endereço, onde o usuário pode selecionar um uma caixa e porta no Telco para realizar a reserva de porta.
Após a seleção de caixa e porta no Telco, um cliente é criado no OZmap ocupando a caixa e porta selecionadas, contendo como código no OZmap o ID de contrato do Telco, e com estado de implantação “Não implantado”.
Caso seja uma troca alteração de endereço, será criado um segundo cliente na caixa e porta selecionadas para o endereço novo, também com estado de implantação “Não implantado”, mas no código, terá o ID de contrato do Telco + a sigla “-AE”, para indicar que se trata de uma alteração de endereço (Ex.: 171717-AE). Até o processo de implantação do cliente no endereço novo ser realizado, haverão dois clientes no OZmap representando este cliente Telco (endereço antigo e endereço novo).
Implantação de clientes no OZmap
...
Para clientes novos:
Ao realizar a habilitação de contrato de um cliente no seu sistema, o Telco ativa esse cliente no OZmap.
Para isso, o Telco busca no OZmap um cliente com código igual ao ID de contrato do cliente Telco.
Caso seja encontrado cliente correspondente no OZMap, o seu estado de implantação é alterado de “Não implantado” para “Implantado”.
Para clientes em alteração de endereço:
Caso seja um cliente de troca em alteração de endereço, o Telco busca no OZmap um cliente com código igual ao ID de contrato do cliente Telco para localizar o endereço antigo, e para encontrar o endereço novo, busca um cliente no OZmap que possua código igual ao ID de contrato do cliente Telco + a sigla “-AE” (Ex.: 171717-AE).
Caso sejam encontrados, o Telco remove o cliente OZmap no endereço antigo, e por padrão, o imóvel do cliente é mantido no OZmap, tendo seu drop desconectado do splitter OZmap.
Se o parâmetro “Desconectar Drop de Clientes cancelados no OZmap” estiver desabilitado, o imóvel é mantido no OZmap e o drop permanece conectado à porta do splitter OZmap.
O cliente do endereço novo tem o estado de implantação alterado de “Não implantado” para “Implantado”, e a sigla “-AE” é removida do código do cliente OZmap.
...