Geogrid
Este documento tem como objetivo apresentar as principais informações sobre a importação de dados do Geogrid para o OZmap, bem como disponibilizar um formulário pré-importação.
Descrição
A importação entre Geogrid e OZmap acontece via arquivos CSV, nós realizamos a leitura desses arquivos para realizar a importação dos elementos no OZmap.
Antes do início da importação, são enviados ao cliente os relatórios pré importação contendo todos os elementos que serão importados e como os dados ficarão no OZmap. A importação só é iniciada de fato após a aprovação dos relatórios enviados, pelo cliente.
Tradução de Tipos
Por padrão importamos todos os tipos do Geogrid para o OZmap, porém, existe a possibilidade de realizarmos um De → Para, informando quais os tipos Geogrid serão traduzidos na importação.
A tradução consiste em identificar que um determinado tipo de equipamento do Geogrid deverá ser utilizado como um outro tipo de equipamento no OZmap.
Por exemplo: O tipo de caixa “Caixa Exemplo Geogrid” deverá ser utilizado o tipo “Exemplo OZmap” no OZmap, então, todas as caixas importadas que tenham o tipo “Caixa Exemplo Geogrid”, ao serem importadas para o OZmap, elas receberão o tipo “Exemplo OZmap”.
Para isso, nós iremos disponibilizar para o cliente uma tabela com os tipos existentes no Geogrid e o cliente ficará responsável por preencher os tipos correspondentes no OZmap.
Resumo das Funcionalidades
Importações de Tipos
Funcionalidade | Descrição |
---|---|
Importação de Tipos de Caixa | Importar todos os tipos de caixa a partir do arquivo de caixas do Geogrid. Necessário para a importação de caixas. |
Importação de Tipos de Cabo | Importar todos os tipos de cabos a partir do arquivo de cabos do Geogrid. Necessário para a importação de cabos. |
Importação de Tipos de Splitter | Importar todos os tipos de splitters a partir do arquivo de equipamentos do Geogrid. Necessário para a importação de splitters. |
Importação de Tipos de Switch | Importar todos os tipos de switch a partir do arquivo de equipamentos do Geogrid. Necessário para a importação de switches. |
Importação de Tipos de DIO | Importar todos os tipos de dio a partir do arquivo de equipamentos do Geogrid. Necessário para a importação de DIOs. |
Importação de Tipos de OLT | Importar todos os tipos de olt a partir do arquivo de equipamentos do Geogrid. Necessário para a importação de OLTs. |
Importações de Elementos
Funcionalidade | Descrição |
---|---|
Importação de Projetos | Importar as pastas do Geogrid como projetos no OZmap. |
Importação de Postes | Importar todos os postes do Geogrid. |
Importação de Caixas | Importar todas as caixas do Geogrid. |
Importação de Condomínios Verticais | Importar todos os condomínios verticais do Geogrid. |
Importação de POPs | Importar todos os POPs do Geogrid. |
Importação de Armários | Importar todos os armários do Geogrid. |
Importação de Clientes dentro de Caixas | Importar todos os clientes que estão dentro de caixas do Geogrid. |
Importação de Clientes | Importar todos clientes do Geogrid. |
Importação de Cabos | Importar todos os cabos do Geogrid. |
Importação de Conexões entre Elementos | Importar todas as conexões entre elementos do Geogrid. |
Funcionalidades
Abaixo serão descritas as funcionalidades do serviço de importação entre Geogrid e OZmap apresentadas no resumo de forma a entender como funciona o fluxo de importação.
Importações de Tipos
As importações de tipos do Geogrid é feita para permitir que os dados que as utilizam (Cabos, Caixas, Splitters, Postes, etc.) possam ser criados no OZmap. As importações ocorrem da seguinte forma:
Tipos de Caixa: Todos os tipos de caixas do Geogrid são importados por completo para o OZmap,
O nome do tipo da caixa no OZmap é definido pelo nome do tipo da caixa no Geogrid;
Por padrão, o template de caixa utilizado nos tipos de caixas do OZmap é o Vazio.
Tipos de Cabo: Os tipos de cabos são importados por completo para o OZmap.
O código do tipo de cabo no OZmap é definido pelo nome do seu tipo de cabo no Geogrid.
A quantidade de fibras do tipo de cabo no OZmap é determinado pelo atributo “Tipo Fibras Quantidade” da planilha de cabos do Geogrid.
A quantidade de looses do tipo de cabo no OZmap é determinado pelo atributo “Tipo Fibras Tubo” da planilha de cabos do Geogrid. É feito a divisão do valor do atributo “Tipos Fibras Quantidade” pelo valor do atributo “Tipo Fibras Tubo”, esse valor vai ser utilizado na quantidade de looses do tipo de cabo no OZmap.
Por padrão, o perfil de fibra utilizado nos tipos de cabos do OZmap é o ABNT.
Tipos de Splitter: Os tipos de splitters são importados por completo para o OZmap.
O código do tipo de splitter no OZmap é definido pelo nome do seu tipo de splitter no Geogrid.
A quantidade de entradas do tipo de splitter no OZmap é definida pelo atributo “Quantidade Entradas” na planilha de equipamentosTipos do Geogrid.
A quantidade de saidas do tipo de splitter no OZmap é definida pelo atributo “Quantidade Saidas” na planilha de equipamentosTipos do Geogrid.
Por padrão, todos os tipos de splitters criados no OZmap terão a opção “Permitir Conexão com Clientes” ativa.
Tipos de Switch: Os tipos de switches são importados por completo para o OZmap.
O código do tipo de switches no OZmap é definido pelo nome do seu tipo de switch no Geogrid.
A quantidade de portas do tipo de switch no OZmap é definida pelo atributo “Quantidade Saidas” na planilha de equipamentosTipos do Geogrid.
Por padrão, todos os tipos de switches criados no OZmap terão a opção “Permitir Conexão com Clientes” ativa.
Tipos de DIO: Os tipos de DIOs são importados por completo para o OZmap.
O código do tipo de DIOs no OZmap é definido pelo nome do seu tipo de DIO no Geogrid.
A quantidade de portas do tipo de DIO no OZmap é definida pelo atributo “Quantidade Saidas” na planilha de equipamentosTipos do Geogrid.
Por padrão, todos os tipos de DIOs criados no OZmap terão a opção “Numero de Bandejas” sendo 1.
Tipos de OLT: Os tipos de OLTs são importados por completo para o OZmap. Inicialmente os tipos são criados sem informação de SLOT e PON, pois são atribuídos diretamente no momento da importação das OLTs.
O código do tipo de OLTs no OZmap é definido pelo nome do seu tipo de OLT no Geogrid.
Importações de Elementos
As importações de elementos do Geogrid é feita com o objetivo de replicar os elementos de documentação, total ou parcial. As importações de elementos do Geogrid ocorrem da seguinte forma:
Projetos: Todos os projetos do Geogrid são importados para o OZmap, replicando as características no OZmap. No Geogrid os elementos são organizados em pastas e cidades. E também permite a criação de “subpastas” equivalente ao que seria o projeto filho no OZmap. Importamos as pastas como projetos no OZmap e importamos os elementos dentro dos respectivos projetos. Por padrão, é criado um projeto pai no OZmap e, todas as pastas importadas, são colocadas como projeto filho desse projeto pai que criamos.
O projeto pai OZmap é criado para receber elementos que fazem vínculo com elementos que estão em outro projeto, por exemplo:
Se estiver importando um cabo do projeto X e a ponta desse cabo for uma caixa no projeto Y, o que faremos é designar essa caixa ao projeto pai no OZmap, tornando-a visível em todos os projetos filhos, e então criaremos o cabo.
A importação de projetos compreende somente as informações do elemento projeto. Todos os itens presentes dentro de um projeto do Geogrid, são importados separadamente pelas demais importações de elementos.
O nome do projeto OZmap será o mesmo da pasta ou subpasta do Geogrid.
A latitude e longitude do projeto OZmap serão os mesmos do Geogrid.
A área de coordenadas do projeto OZmap serão geradas automaticamente a partir das coordenadas de latitude e longitude.
Postes: Todos os postes do Geogrid são importados para o OZmap a partir do arquivo de postes, replicando as características no OZmap.
IMPORTANTE: Atualmente não é possível conectar cabos em postes, visto que os arquivos csv enviados não informam o vínculo entre postes e os pontos dos cabos. O poste apenas estabelece conexão com o cabo se este estiver conectado à caixa, que por sua vez, deve estar vinculada ao poste.Postes são elementos que não possuem projeto no OZmap, então os postes serão importados sem vinculo com projetos no OZmap.
O nome do poste OZmap será a sigla do poste no Geogrid. Caso exista mais de um poste com o mesmo nome, o mesmo não será importado para o OZmap, pois não é permitido postes com nomes iguais.
As coordenadas do poste OZmap serão as mesmas do Geogrid.
A observação do poste OZmap será a sua observação do Geogrid.
Caixas: Todas as caixas do Geogrid são importadas para o OZmap a partir do arquivo de caixas, replicando as características no OZmap.
O nome da caixa OZmap será definida pela sigla no Geogrid.
O tipo da caixa OZmap será o mesmo do Geogrid.
As coordenadas da caixa OZmap serão as mesmas do Geogrid.
Por padrão, todas as caixas serão criadas como implantadas no OZmap.
A observação da caixa OZmap será a observação do Geogrid.
O projeto da caixa OZmap será o mesmo do Geogrid.
Entretanto, se essa caixa estiver vinculada a elementos de outros projetos no Geogrid, ela será atribuída ao projeto pai no OZmap para que possamos finalizar a importação dos elementos vinculados a essa caixa.
Inclui obrigatoriamente as importação de:
Tipos de Caixa
Condomínios Verticais: Todos os condomínios do Geogrid são importados para o OZmap a partir do arquivo de grupo acesso, replicando as características no OZmap.
O nome do condomínio OZmap será definido pela sigla no Geogrid.
As coordenadas do condomínio OZmap serão as mesmas do Geogrid.
Por padrão, todos os condomínios serão criados como implantados no OZmap.
A observação do condomínio no OZmap será a observação do Geogrid.
O projeto do condomínio OZmap será o mesmo do Geogrid.
Entretanto, se esse condomínio estiver vinculado a elementos de outros projetos no Geogrid, ele será atribuído ao projeto pai no OZmap para que possamos finalizar a importação dos elementos vinculados a esse condomínio.
O endereço do condomínio OZmap será o mesmo do Geogrid.
POPs: Todas as POPs do Geogrid são importadas para o OZmap a partir do arquivo de estação, replicando as características no OZmap.
O nome da POP OZmap será definido pela sigla no Geogrid.
As coordenadas da POP no OZmap serão as mesmas do Geogrid.
Por padrão, todas as POPs serão criadas como implantadas no OZmap.
A observação da POP no OZmap será a observação do Geogrid.
O projeto da POP OZmap será o mesmo do Geogrid.
Entretanto, se essa POP estiver vinculada a elementos de outros projetos no Geogrid, ela será atribuída ao projeto pai no OZmap para que possamos finalizar a importação dos elementos vinculados a essa POP.
Por padrão, todas as POPs importadas terão o tipo Comum no OZmap.
Armários: Todos os Armários do Geogrid serão importados para o OZmap a partir do arquivo de rack, replicando as características no OZmap.
O nome do armário OZmap será definido pela sigla no Geogrid.
As coordenadas do armário no OZmap serão as mesmas do Geogrid.
Por padrão, todos os armários serão criados como implantados no OZmap.
A observação do armário no OZmap será a observação do Geogrid.
O POP do armário OZmap será o mesmo do Geogrid.
Por padrão, todos os armários importados terão o tipo Comum no OZmap.
Pode depender da importação de:
POPs.
Clientes Dentro de Caixas: Todos os clientes do Geogrid que estão dentro das caixas serão importados para o OZmap a partir do arquivo de portas, replicando as características no OZmap.
O nome do cliente OZmap será definido pelo nome no Geogrid.
A caixa OZmap será a mesma do Geogrid.
O Splitter OZmap será o mesmo do Geogrid.
A porta que o cliente OZmap será conectado será a mesma do Geogrid.
O código do cliente OZmap será definido automaticamente no momento da criação, sendo algo semelhante a “DESC-X”, sendo “X” um numero inteiro que será criado incrementalmente.
Esses clientes recebem uma tag que os diferenciem dos demais e, devido a ausência de coordenadas, são importados ao redor da caixa a qual estão conectados.
Pode depender da importação de:
Caixas e Condomínios.
Clientes: Todos os clientes do Geogrid serão importados para o OZmap a partir do arquivo de ponto acesso, replicando as características no OZmap.
O nome do cliente OZmap será definido pela sua sigla no Geogrid.
O código do cliente OZmap será definido pelo seu id + sua sigla no Geogrid.
A descrição do cliente OZmap será a observação no Geogrid.
O endereço do cliente OZmap será o mesmo do Geogrid.
As coordenadas do cliente OZmap serão as mesmas do Geogrid.
O projeto do cliente OZmap será o mesmo do Geogrid.
Entretanto, se esse cliente estiver vinculado a elementos de outros projetos no Geogrid, ele será atribuído ao projeto pai no OZmap para que possamos finalizar a importação dos elementos vinculados a esse cliente.
Cabos: Todos os cabos do Geogrid são importadas para o OZmap a partir do arquivo de cabos, replicando as características no OZmap.
O nome do cabo OZmap será definido pela sua sigla no Geogrid.
Os pontos (coordenadas) do cabo OZmap serão os mesmos do Geogrid.
Por padrão, todos os cabos serão criados como implantados no OZmap.
As pontas dos cabos OZmap serão as mesmas pontas do Geogrid, caso não seja encontrado alguma das pontas, será criado uma caixa fim de cabo com o tipo “C_FIM_CABO” (template vazio) e nível “CE” para facilitar a visualização.
Inclui obrigatoriamente as importação de:
Tipos de Cabo
Pode depender da importação de:
Caixas, Condomínios, POPs e Clientes
Equipamentos: Todos os equipamentos do Geogrid são importadas para o OZmap a partir do arquivo de equipamentos, replicando as características no OZmap. Todos os equipamentos são importados para o OZmap no decorrer da importação dos outros elementos, como por exemplo Caixas, Armários, Pops e etc. Os equipamentos importados são Switches, Splitters, DIOs e OLTs.
O nome do equipamento OZmap será a sigla do Geogrid.
A caixa/POP do equipamento OZmap sera a mesma do Geogrid.
A observação do equipamento OZmap será a observação do Geogrid.
O tipo do equipamento OZmap será o mesmo do Geogrid. Caso seja realizada a tradução de tipos, o tipo do equipamento OZmap será o definido no arquivo de traduções.
Inclui obrigatoriamente as importação de:
Tipos de Splitter, Tipos de Switches, Tipos de OLTs e Tipos de DIOs
Pode depender da importação de:
Caixas, Condomínios e POPs
Conexões entre Elementos: Todas as conexões entre elementos são importadas para o OZmap a partir do arquivo de fibras e portas.
As conexões se referem as ligações entre elementos dentro de uma caixa, condomínio ou POPs, como conexões entre cabos, splitters e clientes, cabos e equipamentos como dios, olts, switches e splitters por exemplo.
Pode depender da importação de:
Cabos, Caixas, Condomínios, Splitters, DIOs, Switches e OLTs
LEGENDA:
“Inclui obrigatoriamente as importação de” - São outros elementos que também precisarão ser importados juntamente com o elemento selecionado pelo cliente no questionário.
“Pode depender da importação de” - São outros elementos que, caso não ser sejam importados, podem impedir a criação dos elementos em questão. Por exemplo: Na importação de caixas, caso uma caixa esteja alocada em um poste no Geogrid, e esse poste não tiver sido importado previamente para o OZmap por algum motivo, a caixa não poderá ser criada no OZmap também.
Configurações Base
Elementos
Parâmetro | Descrição | Padrão |
---|---|---|
Importar observações das fibras | No Geogrid é possível adicionar observações nas fibras. Ao serem importadas, cada fibra receberá em seu nome OZmap a observação do Geogrid. | Desativado. |
Dados Acesso
https://forms.gle/i85STeUvgfXQ5tid6
Dados de acesso necessários para buscar informações via API nos sistemas Geogrid e OZmap. (Estes dados devem ser fornecidos no questionário inicial).
OZmap
Parâmetro | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
URL OZmap | Endereço do OZmap que receberá os elementos importados. |
Geogrid
Parâmetro | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
URL Geogrid | Endereço do Geogrid que será utilizado para consultar os elementos |
|
Usuário Geogrid | Usuário responsável por ter acesso a interface do Geogrid. |
|
Senha Usuário Geogrid | Senha do usuário do Geogrid. |
|
Dúvidas frequentes
Pergunta | Resposta | Funcionalidade |
---|---|---|
É possível importar projetos separados do Geogrid em um único projeto no OZmap? | Atualmente nesta versão não é possível. | Importar Projetos. |